quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Semana Brasileira de Catequese

CNBB quer impulso da catequese em toda ação evangelizadora

Presidente da Conferência episcopal abriu Semana Brasileira de Catequese
“Com a Conferência de Aparecida, podemos afirmar que, sem o impulso da catequese em toas as instâncias da ação evangelizadora, não há como formar os discípulos missionários de que o mundo necessita”, afirmou o presidente da CNBB.

A Semana de Catequese é o evento culminante do Ano Catequético Nacional, em que a CNBB propõe “a catequese como caminho para o discipulado”.

Este Ano, segundo Dom Geraldo Lyrio, alertou “para a importância do aprofundamento e do amadurecimento na fé, vivida no seio da comunidade eclesial, empenhada em irradiar a vida em Cristo para o mundo hoje”.

“Nesta mudança de época, faz-se necessário implementar uma catequese de inspiração catecumenal. Temos consciência dos desafios e das dificuldades em implantar na catequese um novo modelo de iniciação, conforme orienta a Conferência de Aparecida, mas acreditamos que seja este o modo mais eficaz para responder aos desafios atuais.”

A partir de uma catequese de inspiração catecumenal –explicou o arcebispo–, “queremos explicitar melhor o primeiro anúncio e assumimos a inspiração catecumental como modelo da iniciação cristã”.

Isso “a fim de intensificar a formação do discípulo missionário, inserido na comunidade eclesial, comprometido com o anúncio e o testemunho de Jesus Cristo e empenhado na construção de um mundo novo”.

“A catequese, começando pela iniciação cristã e chegando a constituir-se num processo de formação permanente, é caminho de encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo.”

“Quem se encontra com Ele, põe-se a caminho em direção aos irmãos, à comunidade e à missão, e faz a experiência do discipulado”, disse.

(Alexandre Ribeiro)

Nenhum comentário: