Reconhece a Virgem pela sua conduta


O Anjo entrou em sua casa. Reconhece a Virgem pela sua conduta, reconhece a Virgem pelo seu recato, pela discrição e dignidade, reconhece-a através de suas palavras, reconhece-a no mistério. O fato de uma mulher ser temerosa é algo próprio das virgens; de se perturbar quando um homem se aproxima, de ter receio quando um homem lhe dirige a palavra... Que as mulheres aprendam a seguir este exemplo de pudor.

Ela está só, no cerne de sua casa: nenhum homem pode percebê-la; somente o Anjo pode encontrá-la; sozinha, sem companhia, sozinha, sem qualquer testemunha, para que nada possa perturbar ou aflorar, ela recebe a saudação do Anjo. O segredo de tal missão surgiu, não dos lábios de um homem, mas dos lábios de um Anjo.

Hoje, pela primeira vez, pode-se ouvir: "O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra." Nós ouvimos e cremos. Enfim "Eis aqui - diz ela - a serva do Senhor, faça-se e mim segundo a tua palavra." Vê a sua humildade, vê como ela se entrega a Deus. Maria se afirma como a serva do Senhor, ela, escolhida para ser a sua mãe. E a promessa inesperada não fez com que ela se sentisse engrandecida ou exaltada.
Homilia de Santo Ambrósio, doutor da Igreja